quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Doutorado de Marketing na Universidad Complutense de Madrid










UFA! Finalmente, comecei meu doutorado. Aconteceu de tudo. O processo foi absolutamente doloroso, burocrático, moroso, confuso, e poderia colocar uma série de adjetivos aqui e não sei se conseguiria fazer jus ao que representou realmente. Bueno, de qualquer forma, já não era sem tempo. Ah! Quando chegou a bendita carta dando o ok para a minha matrícula, estava justo chegando da balada com alguns amigos brasileiros, e foi emocionante poder compartilhar com eles (registro em fotos). Logo após o recebimento da carta, um brinde e o velho e bom skype para comunicar ao Brasil o acontecimento.
Sin embargo, nova rotina e correria. Minhas aulas acontecem em 4 prédios em bairros diferentes. Significa que estou às voltas, aprendendo roteiros, já com um calhamaço de material para ler, e o que mais me aflige agora: escrever textos técnicos, papers, em espanhol (o pobre do meu professor de espanhol vai sofrer). A maioria das leituras é em inglês, as escritas em espanhol assim como as apresentações em classe, claro. Previsível.
Como se diz no Nordeste: ajoelhou, tem que rezar! Nova adaptação.
Constatei feliz que há um brasileiro em minha classe. Gentilmente já me forneceu algum material de uma das classes que não assisti devido às confusões ditas no início. Quando um dos professores, em sala, nos pediu para que nos apresentássemos e assim descobrimos a nossa nacionalidade, a sensação de alívio foi recíproca... Brasileiro se entende em qualquer lugar do mundo. O sorrisinho cúmplice foi gracioso e mútuo.
Ele acabou de chegar, há pouco mais de uma semana, está provisoriamente na casa da namorada que é brasileira-espanhola, e constatei como é mais fácil quando acontece assim: chegando e já imediatamente entrando numa rotina "normal" de estudos ou trabalho. Ele já me parece super adaptado e não passou metade do estresse que eu passei. O mesmo ocorre com uma amiga que chegou há pouco em Barcelona e me escreve animadíssima. Bem, espero que tudo isso me contagie. É um novo começo, bem melhor do que o primeiro (espero). A ver.

16 comentários:

Flavia disse...

Parabéns pelo começo de um novo ciclo. Espero que você curta o doutorado.
Adorei teu recadinho lá no astronauta. Apareça!!
Não acredito que você com essa cara de novinha já tem um filho de 6 anos... Ufa!!
Ele taí com voce??
Ví que por aqui você recomenda alguns lugares da Espanha, mas não tem Barcelona..?¿?¿? "Supongo" que é porque ainda não conhece, (né?).
Bueno, agora com uma amiga por aqui sei que não vai demorar de aparecer... (venha mesmo, vale a pena!!) E o mesmo te digo, quando vier fazer uma visita, avisa. ok?

Beijo. Flavia

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Flávia, obrigada pela parte que me toca, mas já tenho 35. Sobre Barcelona, realmente ainda não conheço, mas está nos meus planos sem dúvida. Como não vi, não indiquei, mas seguramente é uma cidade linda. Nos vemos, nos falamos, muito provavelmente no Mundo de cá ou no "Espaço Sideral" :)
Abcs,

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Para João o astronauta de novo: Obrigada por ter sido o primeiro/a (eita simbiose!)a me parabenizar, virtualmente falando. Estou nas nuvens. Agradecidíssima :)

Unknown disse...

Cristina, Parabéns pela conquista! Fico muito feliz por você. Acho que estudar agora, ainda mais num doutorado na sua área, vai fazer um bem enorme. Muita sorte nesse recomeço. Beijo

P.S.: Assiti ontem o documentário recém-lançado pela Marisa Monte, Infinito ao meu redor, e lembrei muito de você. É um documentário sobre o trabalho dela, sobre o mercado de música, a indústria, e como ela o domina. Acho que vc gostaria de ver. Tem tudo a ver com o seu espírito.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dentro da Bota disse...

Opa...
Parabens.....
Estuda em outro pais no é facil.... eu estou em Roma... e sei como é....

Felicidades nesta nova fase...

Gi, Roma

Unknown disse...

Olá! Estou retribuindo a visita e desejando sorte com o doutorado! :)

Anônimo disse...

Cris, querida, boa sorte com este "novo começo". Amamos estar aí com vcs para compartilhar esta vitória contigo. Aproveite!!!! beijos, Camille e Saulo

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

A energia de vocês trouxe a boa-nova. Voltem sempre.

Unknown disse...

Parabéns pelo início dos estudos, Cris!!! Certamente, terás menos tiempo para ler as leseiras que envio daqui. "Mucha suerte en sus estudios"!!! Está certo o que escrevi? Estudei um poquito de español, mas não pratico... Besosss!!!

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Gracias, claudinha. Se Deus quiser, terei muita sorte mesmo. Aliás, já estou tendo. Besossss! Y Viva seu español!

Anônimo disse...

Olá! Parabens pela conquista, eu adoreei seu blog. Bom, eu estou tentando entrar no mestrado em Design da UCM, entao vejo que você já sabe o q vou passar... quero saber umas dicas sobre lugar pra morar e se a seleção eu posso fazer aqui mesmo do Brasil. E obrigada pelo blog, ele me dá incentivo.
Suerte con el español

Anônimo disse...

Olá!

Sou um jovem que estuda marketing e tou a pensar ir de erasmus para madrid, precisamente para a Universidade Complutense de Madrid, eu tenho algumas duvidas acerca da universidade.

Gostaria imenso, de trocar algumas palavras contigo.

o meu mail é : Marco_afonsoalves@hotmail.co.uk

Obrigada!

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Bárbara Henrille disse...

olá,

bom parabens por esta conquista que imagino que não deve de ter sido nada facil.Faz dois meses que acabo de voltar de madrid e a saudade é imensa,estudei por um ano na universidade europea de madrid,tive que voltar para terminar o meu ultimo ano de marketing no Brasil.Estou pensando seriamente em voltar a estudar em madrid no próximo ano e queria muito fazer um master na Complutense,mas não faço a minima ideia de por onde começar.
Por favor iria ficar muito contente se pudesse trocar alguns emails comigo.
barbarahenrille@hotmail.com

Desde já agradeço.

Um Beijo,
Bárbara.

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Barbara, te respondi por email. Em um princípio, necessitas de toda tua documentação de graduaçao e pós, se tens, com ementas de disciplina, Histórico Escolar, Diploma; todos originais e cópias traduzidas para o espanhol por Tradutor Juramentado. É um processo que demora, assim que quanto antes providencies, melhor. O ruim é que essas traduções são caras e o que se paga ao Consulado Espanhol também é meio carinho - nao me lembro exatamente. As idas e vindas são um teste de paciência e perseverança. Tudo que tenhas conseguido ao longo de tua trajetoria profissional e acadêmica conta, carta de recomendação de professores, também traduzidas para o espanhol ou para o inglês. Enfim, qq coisa mais detalhada, www.ucm.es. Vamos nos falando e boa sorte. Uma vez que sejas aprovada, tudo parece ter valido muito a pena. Ânimo!