terça-feira, 20 de abril de 2010

Contra o fumo


Gente, como se fuma por aqui! Felizmente, a primavera começa a "dar realmente o ar de sua graça"e as "terrazas" voltam a ser uma opção: bares e restaurantes põem suas mesas do lado de fora e podemos respirar ar puro, sem morrer de frio. A maioria dos bares e restaurantes permite fumar, e muitos não têm área específica para fumantes em seus espaços internos - o que, vamos combinar, se é pequeno o ambiente, tampouco resolveria. Na Espanha, a lei anti-fumo só se aplica a bares acima de 100 metros quadrados, ou seja, em 80% dos bares espanhóis quem decide é o proprietário, que em geral permite o fumo.

Me assusta quando vejo adolescentes fumando, mulheres grávidas, mulheres com filhos pequenos...Generalizar sempre é um risco, mas eu diria que vejo com freqüência todo tipo de gente fumando, sem critério, cuidado ou respeito, e como além de eu não suportar fumaça também sou alérgica, estou sempre observando os ambientes e medindo o "fumacê".

Sei que a tolerância quanto ao fumo não é um fenômeno apenas espanhol, mas seguramente há uma campanha anti-fumo CONTUNDENTE (aqui também há campanhas e advertências, mas creio que de forma bem mais leve). Por aqui, percebo uma aceitação social e um abrandamento de normas. Lamentável!