terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hasta luego, Madrid





Acabo de chegar a Buenos Aires, de umas mini férias de 15 dias em Madri. Ansiava revê-la. Vivia a ansiedade de una novia enamorada que imaginava como estaria o ser querido depois de sua ausência. Que mudanças teria sofrido? Também haveria sentido a minha partida? Infelizmente, Madri não tem vivido seus melhores momentos e não seria EU nem muito menos a minha visita a resposta para o seu tormento. A “crise”, tão cruelmente vivida principalmente durante esse ano em que eu estive entre Argentina e Brasil, quase consegue tirar o protagonismo do reencontro.

 Quase. Com olhos mais atentos, e a maturidade que só o tempo e a distância são capazes de proporcionar, se pode ver claramente que Madrid continua a mesma, linda e interessante, com todas suas contradições. Às vezes cruel com um desavisado que simplesmente busca uma informação, às vezes doce e maternal surpreendentemente no momento mais inesperado.  Porém, sempre sincera.
“Salir de tapas” –sair de bar em bar – continua un gusto! E pelas calles – ruas – seguem as mesmas miradas espantadas, críticas e abusadas por um lado, e por outro, divertidas e sarcásticas. Madrid tem um humor fino e rude a la vez – ao mesmo tempo –que pode despertar tudo menos indiferença.  


Os 3 anos em terras espanholas foram intensos. No início, ameaçador e sofrido – na verdade, “NO” foi a palavra que mais imediatamente compreendi em língua espanhola, com todas suas diferentes entonações e possibilidades (ou impossibilidades). Um pouco dessa experiência tentei explicar aqui, sobretudo no primeiro ano do blog. Tempos depois encontrei uma Madri mais doce, acolhedora e inclusiva. Tudo ao contrário que à primeira vista. Pouco a pouco, descobri a dinâmica local e tentei tirar proveito do que me apresentava de revelador.  Foi uma aventura!

Agora, ficam as lembranças. Só me resta dizer: - Bom te ver de novo, Madrid. Os momentos em que passamos juntas agora e antes vão ficar pra sempre marcados na nossa memória. Espero que no nosso próximo encontro me contes que saístes Desta para Uma muito melhor; fortalecida e otimista. Te quiero, querida. Hasta luego y ¡cuídate mucho! 



2 comentários:

Bia disse...

Seja bem vinda a Buenos Aires, espero que esta nova cidade de faça muito feliz!! Por coincidência estou indo praí no feriado do carnaval!!! Faz tempo que penso em ir, mas nunca dava certo e agora, finalmente vou!!! Se tiveres um tempinho pra um café, aquele que vc mencionou, eu topo!
bjs

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Bia, estou em Recife. Vim para o carnaval e devo passar mais uns 15 dias. O cafezinho ficará para a próxima, mas aproveite bastante! Bj