segunda-feira, 27 de abril de 2009

Grandes artistas


Barcelona foi palco de movimentos arquitetônicos, culturais, literários e artísticos importantes. Alguns artistas que fizeram história e marcaram a cidade foram:

- Gaudí, arquiteto enigmático, considerado um gênio. Lutou por uma concepção biológica do universo. Aficcionado pela natureza, avançou desde a arquitetura tradicional a novas estruturas arquitetônicas que lembravam a biologia, os seres naturais. A forma da Sagrada Família lembra uma medusa, como várias de suas obras tiveram inspiração em seres marinhos ou da fauna e flora mediterrânea. Sua obra está impregnada de associações com o mundo natural. Combinava tradicionalismo e modernismo e era um amante do Mediterrâneo. É um ícone de Barcelona e sua obra está por toda a cidade. Faleceu fruto de um acidente automobilístico e não terminou a obra que abraçou de forma mais apaixonada que foi a construção da Sagrada Família.

- Joan Miró, pintor, escultor, e ceramista español considerado um dos máximos representantes do surrealismo español. Na década de 30, Miró manifestou seu desejo de abandonar os métodos convencionais de pintura. Um dos seus grandes projetos foi a Fundación Joan Miró, situada em Barcelona, um centro cultural e artístico para difundir as novas tendências da arte contemporánea.

- Salvador Dalí também um pintor surrealista español, nascido em Figueras, Cataluña. Também foi um excelente desenhista. Uma da suas obras mais conhecidas é "La persistencia de la memoria", de 1931. Los recursos plásticos utilizados por ele incluíram o cinema, a escultura e a fotografía. Era considerado megalomaníaco e narcísico, adorava o dourado e tem forte influência da dominação árabe da península ibérica nas suas obras .

- Picasso, nascido em Málaga em 1881, pintor e escultor español, criador do movimento cubista e um dos maiores artistas do século XX. Pintou mais de duas mil obras. Estudante brilhante, ingressou na Escola de Bellas Artes de Barcelona aos 14 anos.

Uma ótima descoberta, nem tão recente pra mim, é que João Cabral de Melo Neto, nascido em 1920 em Recife, já citado algumas vezes por mim neste blog, foi poeta e diplomata brasileiro em Barcelona. Sua obra poética foi reconhecida por prêmios como o Premio Camões (o mais importante da literatura portuguesa) em 1990, Neustadt International Prize for Literature em 1992, e o Premio Reina Sofía de Poesía Iberoamericana en 1994. Dos inúmeros países em que esteve como diplomata, tinha um especial afeto pela España. Tinha estreita relação com Joan Miró e com o poeta Joan Brossa.

Tudo isso é um pouco de Barcelona e da Espanha. Temos ótimos trabalhos de Picasso, Joan Miró, Salvador Dali também em Madri, especialmente no Reina Sofia. Vale a pena conferir.

Barcelona



Depois de um ano em Madri, finalmente fui visitar Barcelona. Foi uma visita curta, mas maravilhosa, com sabor de quero mais. Fui com minha irmã, cunhado, papagaio, cachorro, etc., e aterrissamos na casa de uma amiga minha e uma prima do meu marido, nos dividimos entre as duas casas, que nos acolheram maravilhosamente.

Lista de interesses por lá:
Park Güell * Sagrada Família * Casa Milá “La Pedrera” * Casa Batló * Palau Güell
Casa Vicens * Cripta Colónia Güell * Palau de la Música Catalana * Hospital de Sant Pau
La Rambla * Mirador de Colom * Mercado de la Boqueria * Bairro Gótico
La Barceloneta * Par de la Ciudadella * Parc de Montjuic, Fundació Miró, el Museu d'Arqueologia, l'Etnològic Museu nacional de arte de Cataluñia MNAC * Museu del futbol club Barcelona
Museu Picasso * Jardim Botânico * Caixa Fórum


Quanto disto foi cumprido? 10%, em apenas 4 dias. Ou seja, preciso voltar.

Barcelona tem uma aura distinta de Madri. Me pareceu mais cosmopolita, mais moderna, uma cidade com cheiro de século XXI. Madri também exala uma mistura de civilizações, povos e momentos históricos, mas o antigo e o moderno convivem mais a céu aberto, já Barcelona é uma "mirada ao futuro". Hoje me sinto mais identificada com Madri, talvez porque também já criei laços com a cidade e com o modo de vida daqui, apesar de ter tanta saudade do mar. Como adoro história, folclore, as raízes culturais espanholas me pareceram mais vivas em Madri. Na verdade, são dois mundos distintos em um mesmo país. Mas Barcelona me pareceu lindíssima, encantadora. Tem o glamour da modernidade e uma aura de "mundana" combinada com um astral contagiante. A Espanha é de fato um lugar muito peculiar, com muitos encantos e muito por descobrir.

Rafael Nadal, nº 1 de novo em Barcelona

Depois de sua quinta vitória em Conde de Godó, Barcelona, tendo ganhado a final de tennis contra o alicantino David Ferrer, Nadal permanece o nº 1 do mundo. Em 1 hora e 46 minutos, placar de 6-2 e 7-5, Nadal consegue pela quinta vez consecutiva o troféu barcelonês, depois de vencer os abertos de Austrália, Indian Wells e Montecarlo, e no total tem o título nº 35 de sua carreira na pista central do Real Clube de Tennis Barcelona-1899, depois de outros tantos feitos: 6 títulos de Grand Slam, tetracampeão de Roland Garros e agora de novo campeão. Nadal confessava emocionado: “- Nunca imaginé algo así. Volver a ganar aquí en Barcelona, en mi club, siendo un torneo tan importante y con tanta historia es increíble”. Nadal, natural das Ilhas Baleares, Palma de Mallorca, orgulho nacional de ponta a ponta na Espanha. Enhorabuena.