terça-feira, 8 de julho de 2008

Recife urgente

Num dos emails trocados com Antônio, quando eu estava no Mundo de cá, em maio deste ano, ele me descreveu como estava Recife, a seus olhos:

"Os flamboyans que margeiam o Capibaribe ao lado do Campo das Princesas estão lindamente floridos. Formam um belo cenário com o casario da Aurora. Recife tem um charme que aprecio muito: um ar decadente, de uma cidade industrial terceiromundista, mas com a delicadeza do neoclassicismo das grandes cidades européias, como Paris e Londres. Pena estar tão mal-cuidada. E não digo pela limpeza, conservação, ou coisas do gênero. Mas pela lógica de ocupação da cidade estar mudando. De não ter mais tanta gente que goste da rua, que goste de flanar, que ocupe os espaços públicos. Visivelmente, com a verticalização, a cidade está cada dia mais pós-moderna. Pessoas que saem e voltam para as suas casas de carro, que não se misturam com os da rua, que têm o shopping como o único parâmetro de espaço público. A tônica da ocupação urbana de Boa Viagem está tomando conta de todo o resto. Lamento porque, sem gente para ocupar, o patrimônio da cidade pode se diluir sem que ninguém perceba."

Estando agora no Mundo de lá, concordo plenamente com ele. Recife é lindíssima!, mas anda realmente mal-cuidada. Cada vez é mais difícil usufruirmos da beleza da sua paisagem: são tantos prédios, muitas vezes colados uns nos outros, cada um brigando por um espaçozinho de céu que possa ser visto da sacada das janelas; as ruas, mal pavimentadas, esburacadas em muitos trechos; as calçadas, em péssima conservação, têm sumido gradativamente, tanto que o pedestre tem que tomar muito cuidado para, ao se deslocar, não ganhar uma torsão de brinde, isso se conseguir não ser assaltado... Embora ele não tenha entrado no mérito da limpeza ou conservação, acrescentei esse item, sim. A recuperação das praças parece estar em andamento, a de Oswaldo Cruz está, por sinal, muito agradável, no entanto, infelizmente há muitos espaços que pioraram. A troca da calçada de pedras portuguesas da Av. Boa Viagem foi um pecado, a pista de ciclismo lateral, é uma piada, mal projetadíssima. A Conde da Boa Vista: lastimável. Recentemente "remodelada", a sacada/teto das paradas de ônibus foram tão mal planejadas na rua, que ficaram muito rentes à pista, de maneira que, mesmo com tão pouco tempo de construídas, já se encontram amassadas. O que acontece, provavelmente, é que os ônibus quando páram, se se encostam um pouco mais da calçada, amassam o teto da parada, sacou? É meio difícil de entender mesmo, em todos os sentidos. Outra grande obra, de terrível gosto, o Dona Lindu: espero não ter saído do papel - nem sei como está (desculpem a desinformação). Bueno, pode parecer a vosotros que eu voltei "europe-zada", e que agora estou arrogantemente desprestigiando a minha terra, o que não é verdade, sou LOUCA por isso aqui, acho a cidade maravilhosa, gosto do clima, da identidade cultural, da simpatia e gentileza das pessoas, da beleza de suas pontes, da música sempre presente pelas ruas, do astral e bom humor generalizado, da praia, dos casarões, das igrejas, dos fortes, amo o Recife Antigo, adoro Brennand, Cícero Dias (mesmo tendo nascido em Escada), Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre, do Recife dos contos de Clarice Lispector, dos cordéis, do carnaval, da festa junina, do forró, de tudo o que é singular a nosotros, de Chico Science, de Lenine, da gastronomia, da nossa pernambucanidade, enfim, a lista é imensa! tenho muito orgulho de tudo isso aqui! No entanto, para preservar o que há de bom é fundamental não negarmos os problemas. Sei também que eles não são fruto unicamente da última administração, no entanto, ela é sim responsável! Portanto, vale um protesto. Não queria politizar o debate, até mesmo porque votei em João Paulo, mas sinceramente, espero que ele esteja cuidando bem das pessoas (slogan da sua gestão), porque da cidade, quanto mais ele "cuida", pior fica.

6 comentários:

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...

Realmente Recife é uma cidade MARAVILHOSA, só acho que o governo não investe tanto na cultura e no turismo para divulgar nossas belezas tanto culturais quanto turísticas nos diversos pontos da cidade, realmente temos sérios problemas na estrutura da nossa linda cidade. Mesmo com tudo isso AMO a minha cidade e digo: SOU RECIFENCE COM MUITO ORGULHO E AMOR!!!! Como já dizia nosso querido Lenine:

Sou o coração do folclore nordestino
Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá
Sou o boneco do Mestre Vitalino
Dançando uma ciranda em Itamaracá
Eu sou um verso de Carlos Pena Filho
Num frevo de Capiba
Ao som da orquestra armorial
Sou Capibaribe
Num livro de João Cabral
Sou mamulengo de São Bento do Una
Vindo no baque solto de Maracatu
Eu sou um alto de Ariano Suassuna
No meio da Feira de Caruaru
Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta
Levando a flor da lira
Pra nova Jerusalém
Sou Luis Gonzaga
E eu sou mangue também

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte
Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte

Sou Macambira de Joaquim Cardoso
Banda de Pifo no meio do Canavial
Na noite dos tambores silenciosos
Sou a calunga revelando o Carnaval
Sou a folia que desce lá de Olinda
O homem da meia-noite puxando esse cordão
Sou jangadeiro na festa de Jaboatão
Eu sou mameluco...

Filipe Lima disse...

Bem, uma amiga me indicou o blog (keila) e enfin, li-lo todo... Estou morando em Oviedo há um mes e como Recifense posso dizer... concordo em tudo que é concordavel, em genero numero e grau!!! Parabéns!!! Ganhei meu VIERNES!!! Filipe

Christianne Alcântara disse...

O Recife é uma cidade linda, mesmo! Agora, o distanciamento e a frieza da análise só uma estrangeira é capaz de ter. A gestão de João Paulo tem sido lamentável para a classe média que a habita e para a cidade, como ponto turístico nordestino... Para a população de baixa renda, parece estar sendo satisfatória, mas isso apenas João da Costa poderá nos confirmar... Que venham as eleições!

a estrangeira disse...

Filipe: Estava aguardando o seu blog voltar ao ar. Mas pelo jeito ainda vai demorar mais um pouco pra a gente poder contar com as novas sugestões de vcs sobre "que filme eu pego?" Obrigada pelo seu comentário.