quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ser brasileiro é um sentimento



Estava pensando…por que é tão bom tudo isso aqui?!, digo: do lado de lá, chamado Brasil – PE- Recife....!!!!! São as referências culturais? - Vale! (vale, em español é = ok!), é a nossa relação e história com cada pedacinho de chão? - também vale!, é a família? - vale muito!, é o jeito brasileiro de ser? - vale muito, muito, muito! É a beleza das nossas riquezas naturais? - também vale! Bueno, depois de muito pensar, cheguei à conclusão de que ser brasileiro é um sentimento. Amar ser brasileiro é um sentimento maior ainda, que não tem nada a ver com a negação do bom que há em outros países, ou em ter outras nacionalidades. Sem ufanismo, narcisismo ou egocentrismo, se é que dá pra entender... Explicando melhor: minha irmã tem um blog chamado “Coisa de mãe” http://www.coisademae.blog.br/e ela estava dizendo que ser mãe é, antes de tudo, um sentimento; há mães que não sentem a maternidade de forma intensa ou nem mesmo sentem!, e outras que não são mães biológicas e sentem tudo!, são muito maternais e amam tanto quanto...ou mais. Pois bem, pode parecer uma viagem, mas me lembrei um pouco da sensação de estar no Brasil, mais especificamente, em Recife. Por mais que eu compare e encontre prós e contras em todos os lugares, ser Recifense, Pernambucana, Brasileira é, antes de tudo, um sentimento; um sentimento de pertencimento e de encontro. É a apropriação de tudo de bom (e de ruim) que representamos, afinal, somos a soma de tudo que somos (de bom e de... ruim), mesmo. Não há ser humano só bom, como o revés também é improvável. Então, ser brasileiro, é antes de tudo, se sentir brasileiro e, mais do que isso, amar essa condição e não trocá-la por nada, por mais maravilhoso que seja o país onde se está vivendo. Ser brasileiro é tudo! E muito mais.

"Grande pátria, desimportante, em nenhum instante, eu vou te trair!"

2 comentários:

nealina disse...

Oi Cris,
Antes de mais nada ..... Muchas Felicidades do Mundo de Cá! Feliz Cumpleaños!!!!!
Ser brasileiro realmente é um sentimento, concordo com tudo que vc escreveu e qdo estamos aqui no Mundinho de Cá é que damos mais valor a pequenas coisas que para nós não davamos a minima importância.
Bjus e hasta pronto!
Nealina

a estrangeira disse...

Hasta pronto mismo. Daqui para dezembro, estaremos aí. Que sugestão tienes de dia. PEnsei outubro ou novembro. Besos do Mundo de cá tb. Voltei da volta. kkk bjos