domingo, 8 de março de 2009

Pedraza



















Uma das coisas boas de Madri é que, ao estar no centro da Espanha, tem ao seu redor várias cidades medievais lindíssimas. Toledo, Aranjuez, Chinchón, Segóvia, Ávila, La Granja, cada pequeño pueblo é um poço de história preservadíssima. Ainda não conheço todos, mas o fim de semana passado foi dedicado a conhecer Pedraza, uma vila pequena ao lado de Segóvia, a uma hora de Madrid, totalmente de pedra, como o nome sugere.

É antiguíssima, tudo indica que já havia ocupação celta no século IV a.C. Um local tão antigo e preservado transpira história. A ocupação romana na Idade Média é também relatada, bem como a muçulmana e posterior reconquista pelos reis católicos. Pelo que contam, era uma cidade de nobres. As igrejas de Santa María, de 1500, e a Románica de San Juan, com sua charmosíssima torre, estavam fechadas para visitação. A Vila recebeu há alguns anos os prêmios “C” de Turismo da Comunidade Autônoma de Castilla y León em 1993 e o Prêmio Europa Nostra em 1996.

Um dia é mais do que suficiente para conhecê-la. A maioria se hospeda em Segóvia, ou em Madri mesmo, e vai lá para passar o dia, embora haja vários alojamentos e pequenos hotéis tipo hospedarias na Vila – o de Santo Domingo, por exemplo, onde ficamos, é confortável, aconchegante e bem central. A gastronomia é saborosa, destacando-se o Cordeiro assado a lenha (simplesmente maravilhoso). Caminhar pela Vila (de tênis ou botas de salto baixo), entrar nas suas pequenas lojas, conhecer o El Castillo de Pedraza, La Plaza Mayor e mirar a paisagem é tudo de bom.

Nos dois primeiros sábados de julho, a vila celebra "la noche de las velas", uma noite em que se apagam as luzes do povoado e todos os habitantes e visitantes acendem velas. Dizem que é um espetáculo belo de se ver, e uma boa oportunidade de apreciar boa música, já que nas mesmas noites há um grande concerto.

5 comentários:

ATEFAR disse...

Adorei o seu Blog... Interessante.

Feliz dia da Mulher
Abraço,
Nice.

João o Astronauta disse...

Lindo lugar e lindas fotos!
fiquei com vontade de provar esse cordero assado... hummmm... que buena pinta!

bj

Isabella Albuquerque disse...

Visitei seu blog e gostei muito. Belas imagens.
Isabella
Fortaleza - CE

Dentro da Bota disse...

Adorei "viajar" por este lugar... deve ser maravilhoso...


ah...
Deixei um selinho para vc!!

Bacione...
Gi!

Christianne Alcântara disse...

Fia,

vamos atualizar! Quero saber tudo sobre o Cairo.
Bjs.
Nane