sábado, 22 de agosto de 2009

O Curió de Juanito – Parte II – A motivação

O Curió do flick.com
Tudo isto me pareceu curioso (ver Parte I, abaixo), mas a curiosidade principal que motivou estes posts se deveu a um casal recifense, muito amigo nosso, que veio, com sua doce filha, nos visitar recentemente em Madri. E daí vem a história de Juanito...

Apresentamos o casal de recifenses, Cyntia e Joãozito (chamado aqui carinhosamente de Juanito pelas crianças locais, pois nao sabiam pronunciar seu apodo, apelido brasileiro), a um outro casal de espanhóis muitíssimo amigo nosso. Uma ótima notícia é que estes espanhóis deverão ir conosco para o Brasil, em dezembro.

Bueno, nos divertimos muito juntos por aqui, além dos meus amigos terem sido maravilhosamente recebidos. Estamos todos muito pendientes e ansiosos por recebê-los bem em Recife, e mostrar um pouco da beleza do nosso Estado. Sem falar que Juanito é um personagem a parte, engraçadíssimo e bromista, piadista.

E o Curió com isso?! Vale, vale, estou me prolongando. Vamos lá... estou chegando...

Fomos todos para a casa dos nossos amigos espanhóis que fica em Altea, cidade litorânea, à beira do Mediterrâneo, lindíssima (ver post de abril deste ano), e, enquanto visitávamos o casco antiguo de Altea que é a parte histórica, Juanito expressou o que todos pensamos, mas não havíamos assumido até então: como impressioná-los em Recife, com tudo por aqui tão lindo e bem cuidado?! O mar Mediterrâneo, aquelas casas na montanha, aquela paisagem, enfim... Ele então saiu com esta pérola: “- Eu acho que eu vou apresentar a eles o curió de painho".

Quando me lembro da espontaneidade e da maneira como a frase foi dita, revelando uma total frustração em como encantá-los no Mundo de lá, mesclada com a imagem do curió versus daquela paisagem, me faz ter crise de risos até hoje.

É claro que apesar de ter muita coisa linda em Recife, o caos urbano, o modernismo ou pós-modernismo caótico que marca o crescimento das grandes cidades brasileiras, “poluem” a nossa linda paisagem, sem falar que, se compararmos do ponto de vista de infra-estrutura e cuidado com a coisa púbica, realmente contrasta muito das cidades espanholas. Enfim, o curió talvez seja realmente a nossa salvação.

E finalmente, da motivação à preocupação...

Nenhum comentário: