sábado, 3 de outubro de 2009

Rio 2016, Lula e a estrangeira


Foto: Elpais (link no título)

Votei em Lula 4 vezes para presidente. Me decepcionei com muitas coisas, me orgulho de muitas outras. Uma delas é a de mostrar internacionalmente a face mais Real do povo brasileiro, a face simples, alegre, inteligente, criativa, popular, e emotiva que o europeu não está habituado. Um brilho nos olhos e uma espontaneidade estranhada por muitos, que se perguntam: de onde vem essa cara de felicidade, demonstrada em tantas ocasiões independente da vitória olímpica?! Em poucos países se expressa tão facilmente as emoções como no Brasil, se fala tão abertamente, para o bem e para o mal, sobre quem somos, o que queremos e acreditamos. Hoje, essa face está estampada em todos os jornais do mundo. Chorei com Lula várias vezes durante e depois da tão sonhada vitória brasileira. Honestamente, fiquei muito feliz de ver os momentos finais da apuração dos votos com a minha melhor amiga espanhola. E dizíamos uma a outra como foi fenomenal que os dois países mais queridos por nós tenham ficado para a final (no caso dela, inclui o Brasil por tabela, pois o conhece pelos meus olhos). Antes de qualquer resultado, prometemos que, houvesse o que houvesse, estaríamos ali, em Madrid ou Rio, em 2016. Um pacto de amizade e de promessa de reencontro, pois imagino que em 2016 já não estarei mais em terras espanholas. Voltarei pro meu Brasil brasileiro, meu mulato estrangeiro, contente pelas amizades conquistadas, um pouco espanhola, é verdade, e com um sorriso no rosto de haver podido contemplar de perto que o nosso país finalmente está começando a ser mais respeitado e valorizado como merece.

11 comentários:

Flavia disse...

adorei o post!
puts, me emocionei um monte tambem com o discurso, com a vitória e com essa foto do Lula.
Viva o Rio!

beijos

Anônimo disse...

Ola Cristina, entao, muitos criticaram e ainda criticam o Lula, mas a meu ver ele foi porreta, mostrou a nossa cara, mesmo derrapando no portugues (quem nao faz isso as vezes?). Sou Lula, sempre fui, mesmo nos maus tempos. A gente nao escolhe de quem gosta, o coracao escolhe. Estou orgulhosa de ser carioca hoje. Beijosss

Ps Marquinhas

Moni disse...

Lindo post. Chorei e gritei. E por que não podemos?
Que esse evento seja um marco na história que se está escrevendo desse nosso Brasil.

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Pois é meninas, totalmente de acordo. Besos,

EMNM disse...

Lo cierto es que Brasil está ocupando el puesto que merece en la escena mundial, eso es bueno para los brasileños y para todos.
Felicidades ;)

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Hola, Matritensis, me alegro de verlo por aquí. Gracias por el comentario. Abzs,

anlene gomes disse...

Foi muito bonito! Eu revi no youtube várias vezes o discurso do Lula. Parabéns "pra nós tudo"! Bj

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Parabéns, carioca!! :)

Leiliane Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leiliane Vieira disse...

Olá Cristina!
Anna tanto falou do seu blog que vim dar uma espiadinha,nossa!!! amei suas postagens e até dei boas risadas com algumas narrações.Mas essa me emocionou e me fez ver a vitória brasileira com outros olhos,com olhos de orgulho.Como diz um grande amigo meu que foi morar nos EUA,"Passei a amar o Brasil,depois que sai ele".Realmente o nosso povo sofrido merece essa vitória e que as Olímpiadas traga a Paz para nosso Rio de Janeiro.

Beijos Leiliane ( irmã de Anna rsrs)

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Olá Leiliane, "me alegro" que meu blog está sendo famoso, indicado, me enche de orgulho :) :) :)
Realmente, do mundo de cá a gente passa a valorizar mais o que tem aí. É lamentável, mas é assim. Pois fiquei muito feliz com seu post. Beijos em Anna, minha marketeira. E volte sempre!