quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Roma



La Piedad, de Michelangelo, na Basílica de São Pedro

O Pantheon


Piazza de Spagna


Piazza de São Pedro

Quando disse a Gi do Dentro da Bota que eu iria a Roma, ela me indicou alguns lugares pra visitar, apesar do pouco tempo que eu ficaria. O tempo foi realmente curto, mas mesmo assim eu sabia que seria maravilhoso. O que não esperava era que, depois de tanta expectativa, Roma ainda conseguisse me surpreender. Adorei. Se não tivesse tido tempo de ver nada, só a cidade em si é um museu a céu aberto. Na Roma Antiga, uma casa qualquer pode ter em sua fachada uma obra de arte, ou uma coluna de mármore, ou uma escultura que desponta para abraçar a rua, e se você pesquisa um pouco pode vir a descobrir que ali foi palco de algum grande acontecimento histórico.


Coliseu

É uma cidade pequena se comparada com outras capitais européias, e é bastante idílica. O idioma é realmente muito bonito de se ouvir, sensual e melódico; as pessoas, bonitas e simpáticas. Às margens do Rio Tiber (apesar da poluição), produz-se cenários bem românticos. Roma é um convite ao desfrute das boas coisas da vida, sobretudo, ao romantismo.

Além de tudo isso, há os belíssimos monumentos históricos e as incalculáveis obras de arte que estão presentes desde a mais simples capela até o Vaticano. O Pantheón, o Coliseu, a Praça e Basílica de São Pedro, a Fontaine de Trévi, o Foro Romano, a Piazza Navona, a Colina Palatina, sem falar nos bares do Trastevere, nas incontáveis igrejas-museus e outros tantos pontos turísticos que não consegui ver. Vale a pena ouvir os guias que te contam sobre o Coliseu, Foro Romano, e ouvir um pouco sobre os imperadores romanos, Calígula, Nero, e outros tantos; onde viveram, como influenciaram e deixaram suas marcas até hoje, seja no cinema, no teatro, na ópera ou "simplesmente" na História da Humanidade.

Com um forte desejo de voltar algum dia àquela linda cidade, não me esqueci de seguir as recomendações da lenda que diz que quem joga uma moeda na Fonte de Trevi, voltará a Roma . Apesar da experiência no mínimo interessante ao ter ido a Roma pela low cost Ryanair, voltarei de qualquer jeito; a Fonte não mente. Que assim seja.


Fontana de Trévi

2 comentários:

lucyleite disse...

Eita viagem gostosa, hein! Com esses low cost fares da Ryan Air a gente viaja com gosto! Ainda não conheço a Itália, mas te pedirei as dicas depois, OK?

Gi disse...

Oisss...adorei as postagens de Roma... realmente precisa voltar para aproveitar mais cada cantinho da cidade.....
Infelizmente estive um pouco ocupada com a facul, por isso nao postei antes..... Venha mais vezes.....

Tanti saluti!!!

gi!