segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aranjuez



Para os apreciadores da natureza, Aranjuez é uma cidade interessante de ser visitada. A 50 km de Madrid, 45 minutos de carro, é considerada pela Unesco “Ciudad Paisaje Cultural Patrimonio de la Humanidad”. Foi residência da realeza e guarda nos seus rincones uma parte importante da História Espanhola. É uma cidade com vários monumentos e jardins.



Uma primeira parada recomendada é à Oficina de Turismo, próxima ao Palácio Real, que oferece um mapa da cidade e sugere algumas atrações. A principal visita em minha opinião é ao Palácio Real que preserva quase intactos os compartimentos internos.



Os “Jardines de La Isla”, ao redor do Palácio, também possibilitam uma caminhada bucólica por estátuas e fontes.




Nos “Jardines Del Príncipe”, enorme parque, está situada a “Casa de Marinos” (onde estão expostas embarcações reais denominadas falúas), e a “Casa do Labrador”. Ambos têm horas específicas de visitação e para ir à “Casa do Labrador” especificamente é fundamental ligar antes para viabilizar a visitação, que só ocorre em grupos de até 10 pessoas.

Aranjuez também é muito conhecida pelo Festival da Fresa (morango), que acontece anualmente em setembro, já bastante recomendado por alguns amigos espanhóis. Nessa mesma época se celebra o famoso “Motín de Aranjuez” que ocorreu de 17-19 de março de 1808. O Motín precipitou a desejada ascensão ao poder de Fernando VII pela população e é marco fundamental para o início da queda do domínio de Napoleão Bonaparte sobre a Espanha, precipitando a Guerra da Independência de 02 de maio, em Madrid.



É uma cidade muito amigável às crianças pelo agradável do enorme espaço ao ar livre e do glamour de suas paisagens. Do ponto de vista gastronômico, recomendam provar as rãs, os caranguejos de rio e os morangos, além dos vinhos e chocolates quentes. Como toda visita a um povoado espanhol, recomenda-se informar-se com antecedência as horas de abertura e fechamento dos pontos turísticos, detalhe que não levei muito em consideração e creio que alguns locais importantes que não cheguei a conhecer merecem uma segunda chance.



É um bom roteiro para passeio, e pode ser incluído antes da visita a Toledo, está na mesma “ruta”. Vale a pena.

7 comentários:

Fred Matos disse...

Delícia de post, Cristina. Deixou-me com água na boca, e imaginando percorrer Aranjuez ouvindo o Concerto de Aranjuez na interpretação de Miles Davis.
Ótimo fim de semana.
Beijos

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Gracias, Fred. Sobre o concerto interpretado por Miles Davis, não conheço, mas vou buscar. Valeu a dica. Ótimo fim de semana pra vocÊ também. Bj,

Fred Matos disse...

O Concerto é de Joaquin Rodrigo, e há muitas interpretações, mas a minha preferida é a de Miles Davis no álbum "Sketches of Spain".
Dê uma olhada no link abaixo:

http://www.lastfm.com.br/music/Miles+Davis/Sketches+of+Spain

Acho que você vai gostar.

Beijos tricolores (risos)

Fred Matos disse...

Encontrei melhor. Aquele anterior tem só um trecho muito pequeno. Neste abaixo, do Youtube, a metade da música:

http://www.youtube.com/watch?v=lVZq9Lk2hYQ&feature=PlayList&p=09ACD323C528C72C&playnext=1&playnext_from=PL&index=17

e neste outro, abaixo, a outra metade:

http://www.youtube.com/watch?v=emd0vJfyk2E&feature=related

Beijos

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Valeu, Fred. Vou escutar/ver e te digo. bj,

Bia disse...

Que cenário maravilhoso! As fotos estão lindas!!! Como é bom descobrir lugares com tanta beleza e tanta história, não é mesmo?!

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Bia, realmente alucino com alguns lugares por aqui. Grande abraço,