terça-feira, 20 de abril de 2010

Contra o fumo


Gente, como se fuma por aqui! Felizmente, a primavera começa a "dar realmente o ar de sua graça"e as "terrazas" voltam a ser uma opção: bares e restaurantes põem suas mesas do lado de fora e podemos respirar ar puro, sem morrer de frio. A maioria dos bares e restaurantes permite fumar, e muitos não têm área específica para fumantes em seus espaços internos - o que, vamos combinar, se é pequeno o ambiente, tampouco resolveria. Na Espanha, a lei anti-fumo só se aplica a bares acima de 100 metros quadrados, ou seja, em 80% dos bares espanhóis quem decide é o proprietário, que em geral permite o fumo.

Me assusta quando vejo adolescentes fumando, mulheres grávidas, mulheres com filhos pequenos...Generalizar sempre é um risco, mas eu diria que vejo com freqüência todo tipo de gente fumando, sem critério, cuidado ou respeito, e como além de eu não suportar fumaça também sou alérgica, estou sempre observando os ambientes e medindo o "fumacê".

Sei que a tolerância quanto ao fumo não é um fenômeno apenas espanhol, mas seguramente há uma campanha anti-fumo CONTUNDENTE (aqui também há campanhas e advertências, mas creio que de forma bem mais leve). Por aqui, percebo uma aceitação social e um abrandamento de normas. Lamentável!

4 comentários:

Unknown disse...

Ver uma mulher grávida fumando sempre me foi muito revoltante para mim. No Brasil, pelo menos para as mulheres com mais "cultura", é inconcebível que isso aconteça em público (escondido eu já não sei!). Aqui, já cansei de ver mulher de barrigão com cigarro na mão sem nenhuma vergonha, dizendo que SÓ fumam dois ou três por dia...

Anônimo disse...

ola'... totalmente de acordo, eu tb sou sofridor de fumantes... na minha ultima empresa o chefe fumava em sala de reuniao! inutil dizer que sai da empresa! ai na espanha sofri muito, e lembro que conseguiam até me fumigar ao ar livre... ja' passou em uma plaza de toros em corrida de temporada (sem turistas)? a tradiçao de fumar charutos rende o ar intoxicado. bjs simone

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Glenda e Simone, desculpem a demora na resposta. Estou meio "liada" como dizem por aqui. Realmente o fumo aqui me acaba. Gracias pelos comentários e, Simone, gracias pela indicação de Karina Buhr. Abraços a ambos.

Bia disse...

Eu estou feliz que aqui no Brasil já há lugares que é proibido fumar....