domingo, 14 de junho de 2009

"Mientras" ou: Enquanto isso, na sala de justiça



"Mientras" estava eu aqui, meio muda e dispersa, perdida em meu labor diário de estudante “liada” : um avião cai na costa brasileira; um homem imigrante sem papéis perde um braço enquanto trabalhava clandestino para conseguir o pão de cada dia em Espanha; o pão vira corpo e o vinho, sangue, como ocorre habitualmente nas missas católicas, mas só em Corpus Christi o rito é reverenciado como merece; lamentavelmente, os “de esquerda” não vão às urnas e a ala mais conservadora toma conta do parlamento europeu, eleita por uma minoria direitista, mas atuante e mais comprometida com o ato de votar; ativistas saem às ruas, desnudos, montados em bicicletas para protestar contra a poluição e pedir mais vias alternativas para bicis, e estimular o uso de transporte público como meio de locomoção prioritário; o Barça dá outro show de bola em Roma e ganha o campeonato de maneira brilhante; o Real Madrid contrata Kaká (“o beato”, segundo a imprensa espanhola) e Cristiano Ronaldo (português, "a ovelha desgarrada"), por valores astronômicos, apesar da crise e de toda polêmica sobre o absurdo de tais cifras; Espanha ganha o primeiro jogo da Copa das Confederações em África do Sul, por 5x0 contra a Nova Zelândia; Nadal perde em Roland Garros; o verão chega “pra torar” em Madri, num calor de 38 graus; se aproximam as férias de verão e as crianças amargarão 3 meses sem aula, tempo absurdo para elas e para os pobres pais que não sabem o que fazer com tanta energia dentro de casa, sobretudo para os que trabalham fora; a lei de legalização do aborto é recorrente nos noticiários, só sendo páreo em polêmica para o tema do desemprego em Espanha, esta, atolada em crise como os pobres touros desnorteados na Plaza de Touros de Las Ventas e em outras tantas de Espanha ("se ficar, o homem pega, se correr, o homem come"). Isso é um pouco de Espanha nas últimas semanas. E eu aqui, espectadora dos noticiários, correndo desesperada atrás de boas notas... Volto ao meu mundinho de cá, tentando matar um leão por dia para não ser "suspendida". Cada um com sua cruz. E assim caminha a humanidade, individualista, centrada nos seus próprios problemas e desconectada com o que de fato é importante. Aproveito para plagear meu sobrinho, já filósofo aos 3 aninhos, que ilustra nossa comédia da vida privada: "beber, cair, levantar, madrinha".

4 comentários:

Flavia disse...

Vida louca vida...
Lendo tudo isso, e enquanto vai passando imagens pela cabeça, penso no quanto tudo acontece ao mesmo tempo agora... é a maior prova que o tempo não para.

Por aqui tambem dias e noites calorosas, mas não posso reclamar, guardo as reclamações pro inverno.

E vc? Tá perto de um respiro nos ares do nosso Brasil, hein?

Beijos

Anônimo disse...

saudades nega!

beijo enorme

mari

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Mari, saudades também. Nos vemos, querida.

e...

Flá, me voy el martes. Apesar do meu "toureiro" (plageando Anlene), quedarse por aqui, e sei que vou morrer de saudades, não vejo a hora de "passar frio" no inverno brasileiro, de Recife, em especial. Vida louca vida.

Unknown disse...

Oi Cris, fiquei até zonza com tantos acontecimentos em um mesmo instante! Beijos :)