sábado, 22 de agosto de 2009

A volta da estrangeira e "O Curió de Juanito – Parte I – A definição"

Voltei ao Blog, e cheia de curiosidades. De repente, me vejo especialmente interessada pelos pássaros. Mais especialmente interessada ainda por um tipo curioso: o pássaro curió. Descobri que tem até uma sociedade amiga dos curiós no Brasil, SAC, que cuida da preservação desses pássaros, promove torneios de canto, e, segundo eles, já existem mais de 128 cantos catalogados, etc., etc. Existem curiós mestres de cantos e tudo o mais. Segundo o site, em Florianópolis, é um pássaro muito popular e já faz parte do folclore do lugar, é um animal de companhia de muitos de ali, inclusive já havendo um registro de patente de um tipo de canto do curió chamado de Canto Estilo Florianópolis, formado por notas graves e agudas.

No site, diz que ele é originário da America do Sul e Central, e parece haver sido abundante na fauna brasileira. Gostava sobretudo de “viver perto da aldeia dos índios” e o site diz que o nome ´“curió” em tupi guarani significa “amigo do homem”´. Também o classifica como um “pássaro elegante”, combativo, que gosta de disputar pelo “território”, e é conhecido pela “enorme qualidade do seu canto”. Tem desaparecido gradativamente e hoje é um animal que precisa ser preservado.

Bueno, mas você deve estar se perguntando por quê "danado" eu resolvi agora falar sobre o curió... Quem é Juanito?! O Que ele tem a ver com a história?!

Aguarde. Mañana te lo diré... "Inté."

2 comentários:

Flavia disse...

benvinda de volta!
fiquei curió-sa!
quem é Juanito?

tá bom, aguardo.... aguardo...

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Hola flávia, gracias pelas boas vindas de volta. De "mañana" você teve que aguardar "pasado mañana", eita pereza mía... besos,