terça-feira, 18 de outubro de 2011

Eles, os amigos

Desde que nos mudamos para Madrid, estabelecemos que toda sexta-feira à noite, pelo menos na sexta, sairíamos para um bar, restaurante, teatro, cinema, enfim... O que não excluiria a possibilidade de sairmos outro dia da semana. No entanto, a sexta-feira é sagrada. Uma noite na semana sem filhos.

Quem já morou na Europa sabe que isso é um luxo, não é fácil organizar uma canguro para ficar com os filhos, o que em geral também é caro. Por isso mesmo, existe uma rede de solidariedade entre os amigos que tem filhos, cujos pais se revezam cuidando dos filhos uns dos outros, ou contam com a família. Ainda assim, é algo esporádico. Até nisso me considero uma pessoa de sorte, encontramos uma brasileira que possibilitava a mordomia.

De volta a América do Sul, voltamos a seguir a mesma rotina das sextas-feiras. Pois bem, na sexta-feira passada, quando já estávamos a caminho de algum bar em Dardo Rocha, um pouco entediados por uma semana difícil e chuvosa em Buenos Aires, estritamente voltada para o binômio trabalho-família, recebemos um convite para jantar na casa de uma vizinha, que também é mãe de um coleguinha da escola do meu filho maior. Foi difícil conter a "ansiedade". Explico-me. Não foi a primeira vez que fomos convidados para a casa de alguém aqui, mas nesses 3 meses realmente não foram muitos os convites - nem poderiam ser. De todas formas, esse foi o primeiro convite realmente CONQUISTADO, vindo de gente que conhecemos depois que chegamos, sem nenhuma "obrigação" social para conosco.


Fomos entusiasmados para o encontro e passamos agradáveis momentos. Espero que seja o início de uma amizade duradoura. Percebo mais claramente que criar relações de amizade, realmente afetivas, de maneira que possamos compartilhar experiências e sentimentos, é um aspecto-chave para qualquer adaptação.  Independente de como seja o país em que se vai viver como expatriado, independente da sua casa, da infra-estrutura local, o mais importante é conectar-se com sua gente. Foi devido a Eles, os amigos, que nossa experiencia em Madri foi tão prazerosa, e parece que serão mais uma vez Eles, os amigos (que ainda não conquistamos), que também nos salvarão no Mundo de cá.

2 comentários:

Greice Monteiro disse...

Amei e acredito ser extremamente saudável esta decisão da "Sexta Sagrada"!!! Vou copiar tá??? Beijos.

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Pode copiar :) Eu deixo. Bj